logo ecosapiens

ECOSAPIENS *Soluções para a Sustentabilidade*

 
A equipe Ecosapiens trata-se de um grupo técnico multidisciplinar voltado para o desenvolvimento e planejamento de projetos e soluções para a Sustentabilidade.

A visão da Permacultura, como metodologia de design ecológico, oferece critérios e diretrizes para a composição da equipe técnica como também vem sendo a matriz para o desenvolvimento de projetos e soluções, ao longo dos anos.

Atualmente a Metodologia da Flor da Permacultura, desenvolvida por David Holmgren em 2002, nos guia como uma “bussola pedagógica” rumo à sustentabilidade. Por trabalharmos junto ao movimento da Permacultura dentro deste momento de transformação sócio-economico-ambiental, sabemos que nem sempre se consegue atingir o objetivo em atuar junto a todos os campos de conhecimento propostos na Flor, porem temos isto como um grande desafio.

Criada em 2003, com uma proposta voltada para trabalhos em bioconstrução, integrou a Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes durante os anos de 2004 e 2005, com o objetivo em desenvolvimento e praticas de tecnologias apropriadas de baixo custo e baixo impacto ambiental, promovendo um ajuste social.

Nos anos de 2005 e 2006 ocorreu uma diminuição das atividades de desenvolvimento de projetos devido à desintegração da equipe. Neste período pesquisas seguiram acontecendo, juntamente de vivencias especiais e grandes aprendizados na cidade de Ubatuba – SP.

Em 2006 também foi o ano da visita realizada ao Instituto CALEARTH, na Califórnia. Nesta oportunidade pudemos conhecer os experimentos em Superadobe realizados pelo Arquiteto Iraniano Nader Kalili e também apresentá-lo nosso experimento realizado em Mogi das Cruzes, no antigo C.E.R. A – Centro EcoSapiens de Referencia Ambiental.

Sediada atualmente no Sitio São Francisco – Mogi das Cruzes/SP, espaço de Permacultura Coletiva e Voluntaria iniciado em 2006, onde vive Felipe Pinheiro e aonde a equipe vem realizando os mais diversos experimentos empíricos no Universo da Permacultura.

Somos integrantes cooperados da COOPERTEC – Cooperativa Técnica de Engenheiros e Arquitetos e desta forma estamos adequados e prestação de serviços das mais diversas naturezas, com possibilidade em prestação de contas e emissão de notas fiscais de projetos e trabalhos realizados.

Uma diversidade de profissionais integra a equipe, atualmente composta por:

Jaime de los Rios Sevilla (1985) atualmente ampliando seus estudos de arquitetura em São Paulo (FAU USP) proveniente da ETSAM – Escuela Superir Técnica de Arquitectura de Madrid (Madrid). Lá foi estagiário, pesquisando sobre o protótipo como método de design arquitetônico. Participou de workshop sobre o design industrial na arquitetura. Trabalhou no escritório Mukarna colaborando com no desenvolvimento de projetos de arquitetura. Paralelamente desenvolveu uma pesquisa sobre a habitabilidade da cidade com o grupo “arkcion”, intervindo no centro de Madrid durante o acontecimento cultural La Noche en Blanco promovido pela Prefeitura Municipal de Madrid, na escola de arquitetura de Madrid e em espaços públicos da cidade. Trabalhou e compartilhou do desenvolvimento da Universidad Rural, em Amayuelas de Abajo (interior da Espanha), na área de bioconstrução. Atualmente desenvolve projetos de planejamento sustentável com a equipe Ecosapiens.

Felipe Pinheiro – Engenheiro Civil formado pela Universidade de Mogi das Cruzes ao final de 2002. Em 2003 Co-criou a ONG Organização Caeté, voltada para educação ambiental. Também em 2003 co-criou a Equipe ECOSAPIENS de soluções para a Sustentabilidade, projeto aprovado pela Incubadora Tecnológica de Mogi das Cruzes, com o foco na pesquisa e aprimoramento de tecnologias construtivas de baixo impacto ambiental.
Permacultor e bioconstrutor desde 2003, atua como educador e consultor em Design para Sustentabilidade. Co-criou o Coletivo Permacultores em 2007 (www.permacoletivo.wordpress.com), quando iniciou atividades com Permacultura nas escolas e desenvolveu uma serie de programas de formação em Permacultura, também em 2007 iniciou trabalhos de capacitação em Permacultura e bioconstruções em comunidades tradicionais. Em 2008 se tornou colaborador da Ashoka – empreendedores Sociais (www.ashoka.org.br), integrando a equipe do FEC – Full Economic Citizenship, com o desafio em levar a Permacultura para o ambiente urbano. Criou o projeto da estação de Permacultura Sitio São Francisco, espaço onde reside, realiza protótipos, cursos e vivencias para Sustentabilidade. Também recebe voluntários interessados em intercambio e troca de conhecimentos. Apicultor, realiza trabalhos voluntários de retirada de abelhas em residências do ambiente urbano (www.sosabelhas.wordpress.com).
Atualmente vive e trabalha no Sitio São Francisco, experimento de Permacultura Coletiva e Voluntaria. (www.sitiosaofrancisco.wordpress.com)

Colaboraram com a equipe em 2008:

Margaux André, (Chambery, 1987): Estudante de arquitetura na ENSAG – Ecole Nationale Superieure D’architecture de Grenoble, França. Atualmente participando de Intercambio 2008/2009 na FAU USP em São Paulo. Em 2007 em Lês Bauges estagiou em carpintaria de madeira, especializada em estrutura “ossature bois”. Em Grenoble (França) participou de pesquisa sobre como a cultura e os ambientes influenciam a percepção do espaço e o conhecimento do espaço pelos sensos. Em 2008, em Mogi das Cruzes – SP participou de cursos em Permacultura e construções alternativas e naturais no Sitio São Francisco. Em 2009 vem colaborando junto ao desenvolvimento do projeto de implantação do Núcleo Terra Viva, no terreiro Loaba. Neste mesmo ano, no SESC Pompéia, participou de grupo de estudos sobre Intervenção Urbana. Atualmente pesquisa como questionar a cartografia, e como cartografiar de um jeito subjetivo e sensível.

 Alicia V. Utzet (Barcelona, 1982): Estudos de arquitetura na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da UPC e intercambio na FAU-USP. Cursou Faculdade de Física na Universidade de Barcelona. Formação, pesquisas e experiências em tecnologias apropriadas, construção de baixo impacto ambiental e planejamento urbano, como ferramentas para o desenvolvimento comunitário. Desde 2003 membro do Espaço Social e de Formação de Arquitetura, organização vinculada a Universidade Politécnica de Catalunya, participando de projetos de desenvolvimento socio-ambiental comunitários na Argentina, Haiti e Barcelona. No campo do planejamento urbano colaborou na redação dos Planos Diretores de varias cidades da Espanha. Paralelamente participou de cursos de tecnologias apropriadas da Universidade Politécnica de Catalunya, CYTED, ADIPA, ESFA.

Uma resposta to “Ecosapiens”

  1. Camila Bandeira Says:

    Gostaria de saber de cursos futuros e se há possibilidades de visitar o sitio, conhecer melhor a comunidade. Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s